La Información tiene archivos relacionados, presione aquà para verlos
Apresentação
O aumento da população com mais de 60 anos de idade no Brasil e na maioria dos países está seguindo um ritmo acelerado, no entanto, pouco se fala sobre o crescimento mais expressivo da população com 80 anos ou mais. Nessa população mais velha, as perdas funcionais são mais acentuadas tornando necessária uma adequação no estilo de vida e no cuidado.
Novas realidades requerem novas discussões e novas estratégias. Com esse intuído e buscando aprofundar a reflexão sobre as questões relativas às necessidades das pessoas idosas fragilizadas, a Associação Reciclázaro, dando continuidade ao trabalho que já desenvolve em favor das pessoas idosas, realizou, em parceria com a Cáritas Alemã e o Grupo Segurador BB Mapfre, o II Seminário Internacional, "Pessoas Idosas Fragilizadas:Políticas Públicas e Resposta da Sociedade Civil".
O encontro também teve a finalidade de conscientizar responsáveis de instituições públicas e da sociedade civil sobre a magnitude do problema na cidade de São Paulo e incentivar a formação de cuidadores de idosos informais e formais.
Por tudo que compartilhamos e conhecemos, sentimos que este encontro nos deixou mais fortalecidos e inquietos para trabalhar em nossas áreas de atuação. A temática não se esgotou, é apenas um ponto de partida para que nos esforcemos em melhorar cada vez mais, questionar, rever práticas e aprender sempre. Foi uma semente que esperamos, frutifique, e que este fruto venha a ser a rede forte que manterá o tema na agenda permanente da cidade de São Paulo.
Com esses propósitos e esperando colocar o assunto em pauta entre mais pessoas e instituições, compartilhamos com vocês, a sistematização do II Seminário Internacional "Pessoas Idosas Fragilizadas:Políticas Públicas e Resposta da Sociedade Civil"
Andrea Gadiolli Poscai e Pe. José Carlos Spinola
Asociacion-Reciclazaro-Sistematizacion-II-Seminario-Internacional.pdf